sexta-feira, 20 de junho de 2008

As férias ideais



Confesso. Fui eu que sugeri o tema da semana, porque faltam apenas 10 (dez) dias para as minhas férias. E não tiro férias para mim, para única e exclusivamente curtir, há cinco anos. Mas agora, em frente à tela em branco, parece que escrever sobre as férias ideais é como voltar para o primário e descrever como foi a viagem com a família no último mês de julho.

Achei que no final das contas, não fugisse muito disto mesmo, não. Antigamente, as férias ideais tinham o mesmo gostinho que as férias tinham na infância. E naquela época, eu nem tinha que fugir das dívidas! Mas as férias eram especiais pelo simples fato de sair da rotina, de conhecer gente e lugares novos.

Agora, acho que emperuei de vez. Depois dos scarpins, se o dinheiro deixasse, eu me apaixonaria pelas férias de luxo. Nada de mochila nas costas e pé na estrada pedindo carona. Coisa mais démodé. Setentista. Irc.

Iria para as minhas férias ideais de avião, em poltronas largas da primeira classe (que só conheço de anúncio de revista). E as férias seriam divididas em etapas. Primeiro, eu teria que entrar em forma para poder aproveitar tudo com alto astral e corpo em forma. Escolheria um Spa em alguma ilha da Indonésia ou na China (clique aqui e morra de vontade). Renovada toda a minha luz interior, agora, como toda boa brasileira, eu iria às compras!!!

E não em Paris, nem Nova Iorque. Minhas compras são de coisas exóticas. Achar o xale perfeito de seda indiana numa loja escondida num bairro de Nova Déli. Os lençóis de algodão egípcio escolhidos na Cidade do Cairo. Aí, por mais perua que eu tenha me tornado, nada me faz deixar pra lá a vontade de explorar as cidades com minúcias de pesquisadora, não só com o olhar de turista. Teria que provar as comidas estranhas, conversar com as pessoas, perguntar detalhes da língua, absorver a cultura local.

Mas é claro que as minhas férias de daqui a 10 dias não vão ter nada disto. É bem possível que eu vá parar em Taquaruçu por uma semana pra recarregar as baterias. Com alguma sorte, eu consigo arrumar meu cartão de crédito e divido em 12 vezes um pacote para Porto de Galinhas.

E aí, as férias vão ter um outro prazer. Vou aprensentar o mar pro meu filho! Fico ansiosa só de pensar no rosto dele vendo aquele tanto de água. Da cara feia, quando sentir que a água é salgada. Da empolgação, quando perceber que mar é movimento contínuo tanto quanto ele.

E no fim do dia, queimados de sol, cansados de mar e areia, dormir sem pensar em mais nada além da temperatura da água de coco no dia seguinte.

Mais do mesmo por Ferreira Neto
Mais do mesmo por Daianne Fernandes (que não postou o texto de novo)

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!!! Viagem dos sonhos pra mim atualmente é africa ou índia! Em busca da riqueza cultura e da eterna busca do meu eu existencial.

Beijo