quinta-feira, 15 de julho de 2010

Momento fashion - Dois desejos de consumo

Mulheres são impossíveis. A quantidade de sapatos, por exemplo, é sempre inversamente proporcional à qualquer look que quisermos usar. O que os homens não entendem é que existem muitas variáveis na escolha do sapato perfeito. Tem-se que levar em consideração mais que aparência, mas conforto, estilo, moda, ambiente, nosso humor do momento, etc, etc.

Mas enfim. A discussão aqui são desejos de moda e não sapatos. Excelente post para se escrever depois de ir a uma palestra sobre autoestima em que a palestrante nos diz para controlar nossos desejos, diferenciar o que necessitamos do que desejamos. Quem tem muitos desejos é corroído pela ganância, sentimento quase sempre ligado a compensação de baixa estima com bens materiais.

Meera Nagananda, guru e  bacharel em Ciências pela Universidade de Misore, Índia, até deu um exemplo prático: para quê ir ao shopping comprar mais um bolsa se você já tem três? Concordo com ela. É por isto que Deus me deu criatividade para arrumar as desculpas mais esfarrapadas para justificar a minha “necessidade” por dois itens: um chapéu panamá e uma jaqueta perfecto. Eu quero, eu quero, eu quero!

 

DSC09309 jaqueta_perfecto

 

 

 

 

 

 

V

 

 

 

 

Vamos às justificativas: são duas peças clássicas, nunca vão sair de moda e ao comprá-las, não terei que comprar outras. Uma jaqueta perfecto tá de bom tamanho. E pra quê eu vou querer 10 chapéus panamá? Chapéu eu acho até justificável de comprar mais de um, já que moro em Palmas. Acho que todo mundo deveria andar de chapéu por aqui, neste sol de rachar. Aí, vocês dirão: E a jaqueta?! Jaqueta de couro pra Palmas?! Ficou louca?! Não, uai. Não pretendo viver em Palmas para sempre e nem ficar aqui para sempre. E quando eu viajo?! Toda vez que vou para a “área climatizada” do país, tenho que sair por aí pedindo roupa de frio emprestada.

Acho que não restaram dúvidas sobre a necessidade dos itens. Agora, para quem fica na dúvida sobre a composição de looks com estas duas peças, seguem as fotos abaixo:

jaqueta perfecto

 

estilo-perfecto

Perfecto pras magrinhas…                                      …e Perfecto pras gordinhas!

chapeusdesfile1

Panamá fazendo a cabeça em looks praia, rua, trabalho e de Madonna

 

madonna-lenco-areia-blog

4 comentários:

Yurika disse...

Amei o post!
Vou mandar para o meu marido ler, quem sabe ele me entende um pouco mais!?
Beijos

Kassandra Valduga disse...

Amei!!!!
Avisa para esta Guru, com todo respeito que tenho a ela, que consumir não tem nada a ver com necessidade, tem a ver com arquétipo, DNA (sabia que vc escolhe as cores pelo seu DNA?), cultura e emocional. E que enquanto estivermos numa sociedade igual a nossa vai ser assim, cada vez mais objetos de desejo, cada vez mais pessoas fazendo de tudo para obter aquilo. Isto tem a ver com posição social, status e um monte de outras coisas. Temos que mudar? Acredito que sim, e a ação de conscientização dela tem haver com isso, mudança, reflexão. Mas aí a gente põe o pé na rua e é outra realidade. Encontrar uma medida é o ideal. E que vc consiga sua jaqueta e seu panamá. O panamá tb é um objeto de desejo para mim. Bjo!

Camila Monteiro disse...

Adorei o post!!!

Unknown disse...

Gostei do post também, as vez esqueço desse jeitinho tao espiritual de ver as coisas... Eu acho a moda uma maneira de mostrar a sua personalidade, de inovar e colocar sentimento no mesmo corpo que nao podemos mudar de acordo com o nosso interior. Claro que a consomaçao sem controle nao é legal, mas sonhar com uma bolsa gucci nao vai matar ninguem... E quando temos a chance de realizar estes desejos, hum que delicia! No fundo os dilemas serao sempre os mesmos, pra poder ter coisas superficiais para uns, outros nao poderam ter o essencial. Mas nos perdemos neste jogo, perdemos as prioridades. Quanto mais dinheiro, educaçao, saude e segurança, mais pensaremos no ocio, no prazer, no ser imenso, perfeito, totalmente controlado... I want a perfect body, I want a perfect soul (Creep - Radiohead). Désolée ma belle, je n'ai pas d'accent sur mon Mac. Gros bisous.