sábado, 20 de setembro de 2008

Vidrinho de perfume



Minha mãe tinha um vidrinho de perfume minísculo, tão pequeno que, por várias vezes, quando criança, eu colocava ele lá, junto com a louça da casinha de bonecas. E sempre apanhava por causa disto depois. Nunca entendi direito porque o perfuminho era tão zelado, se ela nunca usava e parecia que a tampa era lacrada, porque eu nunca consegui abrir e sentir qual era o cheiro do danado. Só sabia que era perfume porque toda vez que minha mãe dava falta dele, ela gritava: "Maria, cadê o vidrinho de perfume?" Incrível também era ela sempre acertar que o vidrinho estava comingo, nunca com minha irmã.

Um dia, escondida de baixo do pé de tamarindo, que ficava bem no fundo do quintal, no canto do muro e formava uma espécie de caverna, eu consegui abrir a tampa do vidrinho. Lá de dentro não só saiu um dos perfumes mais fabulosos que já senti, como também uma fumaça rosa, densa, que aos poucos foi tomando formato de gente. Uma mulher linda, com olhos cor de mel e cabelos negros amarrados num rabo de cavalo apareceu como que vinda da fumaça, mas bem de verdade, nada parecida com sonho ou os delírios da infância. Ela estava de calça jeans e camiseta branca e tênis, como se estivesse pronta para correr. Tudo o que consegui fazer foi ficar olhando para ela, com a boca aberta e olhos arregalados, enquanto ela sorria, se virava e saía de baixo do pé de tamarindo.

E esta é a última coisa que me lembro antes de sentr a mão de minha mãe me batendo no rosto, enquanto e dizia nervosa: "Maria, Maria? Você está bem?"

Nunca mais vi a mulher. Nunca mais senti o cheiro do perfume. O vidrinho misteriosamente desapareceu e minha mãe pareceu ter ficado feliz com isto.

7 comentários:

Criska disse...

Uau!
Eu sabia que vc ia botar essa MD tocantinense pra fora.... hahahaahaha

Leilane Marinho disse...

Opaa...
Rafa.
Não conhecia o blog...agora vou acessar sempre.
Bjs
Leilane

Anônimo disse...

Ahá, agora vc divulgou, está nos meus favoritos. Não adianta, agora vou acessar sempre e ler tudooooo. Aliás, acabei de ler os mais antigos também.
Eu sabia que vc tinha futuro! Eu sabia!!!
bjus, valeu pelas ótimas leituras.
Margot

Lívia Neiva disse...

dona rafaela escritora.
parabéns. adorei o blog.
depois dá uma sapiada no blog que criei para socializar as produções do seminário de midias nas escolas estaduais de goiás.
continuo na lida, tentando, não sei bem porque, os caminhos da educomunicação em goiás.
beijos grande

livia neiva

Anônimo disse...

oi rafa
tá nos favoritos aqui agora, então vê se alimenta esse monstro frequentemente pra gente ter sempre o que vê
bjs

Várias Anas disse...

adoreii..
não sei se lembras de mim. (acho que não)
mas add nos favoritos..

qq coisa..visita o meu lá.. tem de tudo um pouco..

bjo..

Dany disse...

Olá enfermeira..

Pois é menina...olha só, tô lendo o seu blog...kkkkk
mas esse do vidrinho de perfume que eu quero saber...Qtos quilos de manjericão mofado vc fumou???kkkkkkk
bjão