terça-feira, 20 de maio de 2008

Desfiles Cívicos


Estou eu escrevendo minha matéria especial para o aniversário de Palmas. Precisava da programação da prefeitura. Mandaram por e-mail. E aí, fiquei com uma dúvida que me rendeu o post desta terça-feira, 20 de maio, dia do aniversário da capital tocantinense.

Porque desfiles CÍVICOS têm sempre a presença maciça de MILITARES?

A minha dúvida surgiu quando peguei a programação e veio no cabeçalho: Desfile Cívico. E na lista de autoridades: Vice-governador, prefeito, chefe da marinha, chefe do exercito, chefe da casa militar....etc. Tirando o vice-governador e o prefeito, só tinham militares. Pensei: deve ser algum resquício da ditadura militar.

E pode até ser preconceito, mas na minha cabeça, cívico e militar são coisas bem diferentes e até mesmo antagônicas. Respeito muito a disciplina militar. Morre aí meu respeito pelos militares.

Na minha definição, cívico é relacionado a civil, pessoas comuns que compõe uma nação. Militares são os caras que defendem a pátria, a integridade do território nacional. Portanto, não vejo muito a necessidade deles num desfile cívico em comemoração ao aniversário de uma cidade. Ainda que fosse o aniversário da pátria, vá lá. Ou se os desfiles ainda se chamassem cívico-militares.


Uma amiga, quando comentei a dúvida me disse: Ora, deixa eles desfilarem. O que mais o exército brasileiro tem para fazer além de ficar lustrando as botas e treinando poses para serem usadas no dia de desfiles?

Realmente. Coitados. Deixa eles desfilarem.


0 comentários: