quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Eu nunca tive um All Star


Uma das minhas maiores frustrações podólogas foi nunca ter tido um All Star. Não é falta de oportunidade, mas simplesmente o tênis mais conhecido do mundo não fica bom no meu pezinho de pão. Pés gordinhos não ficam bem dentro do All Star. Eu tentei usar o de cano baixo, de cano alto, de cano muito-alto-lá-no-joelho, mas simplesmente não me atraía a imagem do All Star no meu pé. Acho o tênis fantástico em toda a sua versatilidade e invejo profundamente as pessoas nas quais os pés se encaixam perfeitamente a este símbolo de rebeldia. Este post é uma homenagem ao centenário do All Star.

Em 2008, esta peça qu
e já andou (literalmente) nos pés de vários famosos completa cem anos de criação. Tudo começou em 1908, na cidade norte-americana de Maldens, Massachusetts. Foi lá que o empresário Marquis Mills Converse abriu a "Converse Rubber Show Company", empresa dedicada à produção de calçados de borracha.

Em 1910, a empresa já produzia cerca de 4 mil pares de sapatos por dia. Em 1917, a companhia desenvolveu uma linha de calçados esportivos feitos de lona e sola de borracha. Apaixonado por tênis esportivos, o jogador de basquete Charles "Chuck" Taylor juntou-se à companhia em 1921 e sugeriu duas mudanças fundamentais no design All Star: reforço no calcanhar, para melhorar o apoio do jogador, e fissuras no solado, para diminuir a derrapagem nas quadras.e aí começava toda a história dos mais variados modelos de All Star.

Uma prova de que o All Star ia além das fronteiras geográficas e ideológicas foi que durante a Segunda Guerra Mundial, a Converse modificou sua linha de produção e criou a bota "A6 Flying" para atender aos pés dos soldados americanos no front. E, nos anos 60, os calçados tornaram-se comuns nos pés dos estudantes universitários que protestaram contra a Guerra do Vietnã.

Nem sei por onde começo a falar qua
ndo o tema são os famosos que não largavem seus surrados All Star por nenhum outro sapato de griffe. Dentre os famosos, tem personalidades que vão de Lady Di até o grunge Kurt Cobain.

Aqui no Brasil, a marca faz sucesso desde 1980 e já ganhou até música. Nando Reis escreveu a música "All Star" para a cantora e amiga Cássia Eller. A música foi lançada na voz de Cássia no álbum póstumo "Dez de Dezembro", em 2002. A letra da música diz que "Seu All Star azul combina com meu preto de cano alto".



Falando em cano alto, este não é um dos modelos preferidos dos brasileiros, não. Por aqui reinam absolutos os clássicos de cano baixo preto, branco e vermelho. Mas a não é por isto que a fábrica deixa de inovar e existem mais de 1.200 modelos à venda no país.


Em 100 anos de existência, o All Star já
bateu a marca de 1 bilhão de pares de tênis vendidos em 160 países.

Menos o meu par. Mas acho que chego lá, porque na minha nova paixão por sapatos de salto alto, a All Star também não se esqueceu e criou um modelo ideal.

4 comentários:

Diana Bitten disse...

Olha, eu tive dois...

O primeiro me machucava a ponto de ter que dá-lo.

O segundo me machuca tanto ap onto de eu já estar querendo dá-lo.

To meio traumatizada.

Criska disse...

Fá, eu tbm sofria dessa frustação até o dia em que andando no shopping achei uma loja de All Star de todos os modelos!!! E encontrei o meu modelo!
Porém, tenho que colocar um band-ad no calcanhar direito para poder usá-lo...

Srta. Scarpin disse...

Eu nunca tive um par e era doida pra ter tambem! Mas sempre achei que nao combinava comigo... hihihi

Embora eu tive um parecido com esse ai. =D

bjo

Anônimo disse...

*_* Esse All Star è mara...
e vou comprar um desses pra mim =)