segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dias que compensam outros

Filhos são engraçados. Tem umas tiradas que nos matam de rir, nos matam de vergonha ou de felicidade.

Uma das passagens mais engraçadas que o Ian já me fez passar deixou muitas mães indignadas, mas eu achei fofo e inocente. Não foi bom para a autoestima, mas foi bom para uma autoanálise e altas gargalhadas.

Por causa do trabalho, eu não pude levá-lo no primeiro dia de aula, na primeira vez que ele mudou de escola, quando ele tinha 4 anos. Minha mãe foi quem conferiu se tinha tudo na mochila, levou e colocou a criança dentro da sala de aula. Fiquei triste por não poder acompanhar o processo. Gosto muito de ver as expressões e as impressões dele sobre tudo o que é novo.

Portanto, assim que tive a oportunidade, três dias depois, fui levá-lo na escola e deixá-lo na sala de aula. Ele foi, todo contente, me puxando pela mão para me mostrar a sala, os coleguinhas e a professora. Assim que entrou na sala, ele puxou a professora pela camisa apontou para mim e disse esta pérola:

- Tia, esta é a minha mãe! E ela é gorda.

Silêncio total por parte da professora. Não aguentei e eu mesma caí na gargalhada. Uma amiga minha disse que se fosse com ela, levava um cascudo na hora, em frente aos colegas. Mas ele falou tão inocente. Quase como se ser gorda fosse um charme. Mal sabia ele que era a frase mortal para a maioria das mulheres sobre a terra.

Mas este fim de semana ele se redimiu. Virou para mim e perguntou:

- Mamãe, quantos anos você tem?

Ai, ai. Lá vem. Agora vai me chamar de velha. Eu me lembro bem (e quando a gente diz eu me lembro é porque já se passou muito tempo, coisa assim superior a duas décadas) de que quando eu era criança toda idade acima de quinze anos para mim era gente velha. Respirei fundo, já esperando sentir ainda mais o peso dos anos nas minhas costas.

- Trinta.

- Ah! Legal! Então, você ainda é criança! Porque os humanos vivem mais de cem anos e trinta ainda tá muito longe de cem!

Mereceu um abraço e um beijo!


3 comentários:

Criska disse...

Esse menino é um gênio!

Várias Anas disse...

q lindo!

Unknown disse...

Que lindo!!! O Ian e as tiradas dele... Adorei!