quarta-feira, 25 de março de 2009

Maquiagem e mácaras

Nunca dei muita atenção para maquiagem até o dia que fui trabalhar em um programa de televisão. Até então, maquiagem para mim não passava de lápis preto no olho, um batom na boca e só para balada. Para trabalhar, batom cor de boca só para hidratar os lábios. Mas em frente às câmeras, uma maquiagem completa, com direito a corretivo, pó, sombra, blush e rímel é fundamental e indispensável. Mas descobri que não é só na TV. Uma boa maquiagem, marca uma personalidade, atrai olhares, gera respeito. Antes de perceber isto, para mim, maquiagem era coisa para patricinhas e peruas. Ledo engano. Profissionais de qualquer área, até mesmo quem trabalha no campo ou com esportes, que colocam um gloss na boca, já mostram feminilidade, cuidado, vaidade e autoestima.

Maquiagem pode ser usada como máscara, sem ser fantasia. Um olhar sensual, profisional, meigo. Tudo isto é possível só com a maquiagem certa. A boa maquiagem nada mais é que apagar todos os seus traços e depois resaltar o que te interessa.


No Dia Internacional das Mulheres, ganhei do lugar onde trabalho um vale presente para gastar com produtos de beleza e um curso de automaquiagem. Fui. Empolgada.


Maquiagem é como moda. Mudam tendências de cor, formas, técnicas de pintar. E as técnicas são mesmo como pintura artística. Cada maquiador tem a sua e passa a pregá-la para o mundo. E toda mulher que se maqueia com frequencia já desenvolveu um ou dois troquezinhos para destacar o próprio rosto. Como tenho olheiras, já sei, por exemplo, que as sombras roxas, lilases e azuis escuras estão abolidas da minha paleta de cores.


O maquiador que nos deu o curso, Natal, trouxe 3 grandes novidades para mim. Duas sobre aplicação dos produtos e uma sobre a qualidade dos mesmos.


1. Primeiro maquiar os olhos, antes de tudo, antes de base, antes de corretivo. Para as minhas olheiras foi fantástico, porque quando passo sombra, sempre cai um pouco do pó sobre o corretivo, manchando o look. Mas como só vou passar o corretivo depois, dá pra limpar tudo e aí, sim, disfarçar as benditas imperfeições.


2. Passar o pó compacto no fim de tudo. Até mesmo depois do blush. Pelo mesmo motivo. Com o pó por último dá para corrigir um erro no blush. E também ajuda a fixar toda a maquiagem que fica por baio. Lembre-se também de nunca passar pó abaixo dos olhos, onde colocamos o corretivo, porque dá um efeito craquelado.


3. A intenção não é fazer propaganda, mas o curso é do O Boticário. A melhor maquiagem que já usei. Cara, mas vale a pena. Eu uso maquiagem da Avon e algumas da Natura e da Payout. Mas depois de passar os produtos do O Boticário, mudei toda a minha concepção sobre os produtos. eu sempre achei que as maquiagens que comprava da Natura e da Avon não diferiam muito no efeito (só no fato de terem filtro solar e adtivos antiidade) das que a gente compra na farmácia por um terço do preço. Mas a maquiagem do O Boticário me conquistou. Não tem como errar com aqueles produtos. Nenhuma sombvra fica carregada, o lápis não borra e o demaquilante (sempre tive problemas com tirar a maquiagem) faz o seu trabalho com perfeição.


Logo que comecei a escrever este post, percebi que tenho assunto para outros muitos! Então, prometo voltar no assunto no próximo post!

2 comentários:

Criska disse...

Depois que nossa colega de deu um curso de auto-maquiagem no trabalho, mudou o astral do ambiente. Os homens notaram. Realmente, maquiagem faz bem para a auto-estima!

Unknown disse...

Adorei o texto. Adoro maquiagem e aprendi truques novos no seu post de hj.
Aqui no canada as mulheres andam super maquiadas. E adoram ressaltar os olhos.