segunda-feira, 30 de março de 2009

Limpar a pele - passo fundamental para boa maquiagem

Peço que me desculpem os meus leitores homens, mas meu blog vai ficar extremamamente mulherzinha estes dias, com as minhas dicas de maquiagem. Mas não fiquem tristes, esta fase deve passar e eu volto a postar outras coisas, talvez mais interessantes para vocês, quando eu começar a navegar pela tecnologia.

Mas, meninas, aqui vai mais uma dica de maquiagem. Antes de ter lápis de olho à prova d'água, duos ou trios de sombras, delineador, o melhor é apostar numa pele bem cuidada. Uma pele bem cuidada por si só já é um espetáculo. O clima de Palmas não ajuda nada. Minha pele sempre foi boa, era mista (aquela que só tem oleosidade na tal zona "T", formada pela testa, nariz e queixo) até a exposição a este sol miserável que, além de fazer meu rosto explodir em oleosidade, abriu os meus poros.


Então, o que fazer?! Filtro solar! Deem ouvidos ao famoso vídeo da DM9 dublado pelo Pedro Bial e usem filtro solar! Filtro solar em Palmas deveria ser subsidiado pelo governo, porque não é uma questão de estética, mas de saúde pública. E não venha com nada menos que um fator 30. E eles são caros. Acredito mesmo que mulher deveria ganhar mais que homem e não ao contrário. Além do filtro solar, ainda tem sabonete específico para o rosto (e para o seu tipo de pele), esfoliante, tônico e hidratante. E este é o quinteto da boa pele: filtro solar, sabonete para o rosto, esfoliante (para usar uma vez por semana), tônico e hidratante. Vou acrescentar um sexto e um sétimo componentes por minha conta: paciência e tempo. Pois o processo todo de cuidar da pele deve (eu disse DEVE) ser feito pelo menos duas vezes ao dia. De preferência pela manhã e antes de dormir. Se você vai em casa na hora do almoço, tira a maquiagem e vai se maquiar de novo, deveria fazer todo o processo de limpar a pele antes de fazer nova maquiagem. Como eu disse: paciência.... e tempo.


Filtro ou Bloqueador Solar: aplicar sempre. Protege do sol, evita manchas e câncer de pele. A maioria dos filtro solares têm duração de duas horas, pois perdem a eficácia com o suor e até mesmo do próprio atrito das mãos no rosto, por exemplo. Os bloqueadores duram mais e não saem na água. Passar em todas partes do corpo que ficarem expostas ao sol, não somente no rosto. Quem tem pele oleosa, melhor comprar em forma de gel. Não é comum nos supermercados e farmácias, mas pode ser manipulado e sai até mais em conta. Um frasco de 250 ml, fator 30, sai por volta de R$ 35,00.


Esfoliante: produto abrasivo para tirar as células mortas do rosto e fazer com que a pele se renove mais rápido. Usar só uma vez por semana. Tem um monte de produto no mercado, usando como substância abrasiva as mais variadas matérias primas. Sal marinho, casca de castanha do pará, microesferas de cristal... já usei alguns produtos bem caros, mas para mim, nenhum substitui minha receita caseira de mel e fubá mimoso.


Sabonete para o rosto: é menos agressivo para a pele. Eu, particularmente, não uso nada para lavar o rosto, a não ser água. Então, não tenho uma opinião para dar aqui sobre este produto. Para limpar bem a pele do rosto, eu faço senamalmente esfoliação e diariamente uso um creme de limpeza logo depois do banho. Depois, aplico tônico.


Tônico: tá aí um produto que eu comprei e não sabia muito a função. Sabia que tinha que usar. O tônico serve para terminar a limpeza feita pelo sabonete e para estimular a produção de colágeno, "colando" a pele na musculatura do rosto.


Hidratante: nem precisa de descrição. Mas é bom um alerta que também tive na minha aula de automaquiagem: peles oleosas podem dispensar o hidradante diário e usar só quando se expor muito ao sol ou quando sentir a pele "esticando". Usar todo dia, aumenta a oleosidade e traz cravos e espinhas.


Dicas finais: todo produto que a gente aplica no rosto deve ser aplicado também no pescoço e colo. No rosto, espalhe o produto com movimentos de dentro para fora e sempre para cima. No pescoço e colo, com movimentos para baixo. Aplique os produtos com algodão. É mais suave que lenços ou outros papéis específicos para maquiagem.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Maquiagem e mácaras

Nunca dei muita atenção para maquiagem até o dia que fui trabalhar em um programa de televisão. Até então, maquiagem para mim não passava de lápis preto no olho, um batom na boca e só para balada. Para trabalhar, batom cor de boca só para hidratar os lábios. Mas em frente às câmeras, uma maquiagem completa, com direito a corretivo, pó, sombra, blush e rímel é fundamental e indispensável. Mas descobri que não é só na TV. Uma boa maquiagem, marca uma personalidade, atrai olhares, gera respeito. Antes de perceber isto, para mim, maquiagem era coisa para patricinhas e peruas. Ledo engano. Profissionais de qualquer área, até mesmo quem trabalha no campo ou com esportes, que colocam um gloss na boca, já mostram feminilidade, cuidado, vaidade e autoestima.

Maquiagem pode ser usada como máscara, sem ser fantasia. Um olhar sensual, profisional, meigo. Tudo isto é possível só com a maquiagem certa. A boa maquiagem nada mais é que apagar todos os seus traços e depois resaltar o que te interessa.


No Dia Internacional das Mulheres, ganhei do lugar onde trabalho um vale presente para gastar com produtos de beleza e um curso de automaquiagem. Fui. Empolgada.


Maquiagem é como moda. Mudam tendências de cor, formas, técnicas de pintar. E as técnicas são mesmo como pintura artística. Cada maquiador tem a sua e passa a pregá-la para o mundo. E toda mulher que se maqueia com frequencia já desenvolveu um ou dois troquezinhos para destacar o próprio rosto. Como tenho olheiras, já sei, por exemplo, que as sombras roxas, lilases e azuis escuras estão abolidas da minha paleta de cores.


O maquiador que nos deu o curso, Natal, trouxe 3 grandes novidades para mim. Duas sobre aplicação dos produtos e uma sobre a qualidade dos mesmos.


1. Primeiro maquiar os olhos, antes de tudo, antes de base, antes de corretivo. Para as minhas olheiras foi fantástico, porque quando passo sombra, sempre cai um pouco do pó sobre o corretivo, manchando o look. Mas como só vou passar o corretivo depois, dá pra limpar tudo e aí, sim, disfarçar as benditas imperfeições.


2. Passar o pó compacto no fim de tudo. Até mesmo depois do blush. Pelo mesmo motivo. Com o pó por último dá para corrigir um erro no blush. E também ajuda a fixar toda a maquiagem que fica por baio. Lembre-se também de nunca passar pó abaixo dos olhos, onde colocamos o corretivo, porque dá um efeito craquelado.


3. A intenção não é fazer propaganda, mas o curso é do O Boticário. A melhor maquiagem que já usei. Cara, mas vale a pena. Eu uso maquiagem da Avon e algumas da Natura e da Payout. Mas depois de passar os produtos do O Boticário, mudei toda a minha concepção sobre os produtos. eu sempre achei que as maquiagens que comprava da Natura e da Avon não diferiam muito no efeito (só no fato de terem filtro solar e adtivos antiidade) das que a gente compra na farmácia por um terço do preço. Mas a maquiagem do O Boticário me conquistou. Não tem como errar com aqueles produtos. Nenhuma sombvra fica carregada, o lápis não borra e o demaquilante (sempre tive problemas com tirar a maquiagem) faz o seu trabalho com perfeição.


Logo que comecei a escrever este post, percebi que tenho assunto para outros muitos! Então, prometo voltar no assunto no próximo post!

terça-feira, 24 de março de 2009

Mulher alterada


Amo, de paixão apaixonada e irrevogável.
Não é um homem.
Não é uma mulher.
Opa, peraí. É uma mulher! É uma cartunista, mas é uma mulher!
Não. Não sou lésbica.
Mas a Maitena é fantástica. Não bastasse seus precisos insigths sobre o feminino, seus desenhos são hilários, seu humor, irrepreensível.



Quem quizer gastar uma pouco de espanhol (ela é argentina) pode entrar no site dela. Mas quem quizer delirar com os quadrinhos, em bom e claro português brasileiro, procure pelos livros "Mulheres Alteradas" 1 e 2 e "Curvas Perigosas", também em dois volumes.