segunda-feira, 26 de julho de 2010

Resquícios do século passado

(1) 

Posso até parecer pretenciosa, mas de vez enquando, tenho a impressão que sou uma mulher à frente do meu tempo, muito moderna. Ainda me espanto com algumas posturas sociais que são comuns, mas que não consigo entender. Dia destes, uma amiga me liga pedindo conselhos, porque estava muito afim de um cara, no sentido carnal mesmo. O homem lhe despertava grande tesão, mas não queria nenhum relacionamento sério.  Aí, seguiu um diálogo mais ou menos assim:

fotografia-1938-bruce-mozertom - Uai, amiga, ele também tá afim?

- Me chamou pra sair, mas eu não aceitei. Queria que tudo fosse simples.

- E não é? Ele é casado?

- Não, não é casado. Tá solteiríssimo.

- Não entendi ainda a sua dúvida.

- Ah, eu queria sair com ele pra um lugar legal, um barzinho, sei lá. E de lá pro motel.

- Ainda não entendi o problema.

- Tenho medo.

- De quê?

- Ah, sei lá… sair assim com o cara e pular na cama assim, na primeira noite.

- Peraí, você tá com medo do que os outros vão dizer? Dele te achar fácil? Você tá afim dele pra algo mais sério?

- Não, não. Sexo casual, só isto.

- Uai, chama o cara para sair.

- Não sei.

- Deixa eu entender. O que tem de errado com uma mulher de 30 anos, bem resolvida, trabalhadora, que paga as próprias contas, mora sozinha, é independente e quer chamar um cara para sair e depois partir para um  sexozinho dos bons?

- Ah, é que eu sou uma pessoa muito discreta. Não gosto deste tipo de coisa, não.

Casal_Casamento Feliz - Eu não disse pra você transar com o cara no restaurante. Se quer ser discreta, seja. Liga para o cara, convida, marca um lugar de pouco movimento, toma uma bebida, come alguma coisa, entram os dois no carro e vão pra um motel curtir a vida. Ninguém tem nada a ver com isto.

- Ah, mas se os outros ficarem sabendo? Somos duas pessoas conhecidas no nosso grupo de amigos.

- Ainda assim, não entendi o problema. O que tem duas pessoas adultas, bem resolvidas, interessadas uma na outra saírem juntos?

- Ah, não sei. Acho que você tá certa. Vou combinar alguma coisa.

- Amiga, se joga, tá perdendo tempo!Casal02

E lá foi a amiga duvidosa, chamou o cara, teve uma noite maravilhosa, está feliz, ninguém tem nada a ver com a vida dela. Não fez nada de imoral, de ilegal e nem engordou. Provavelmente perdeu foi umas boas calorias na diversão.

Minha amiga descobriu que o mundo é simples, a gente é que complica. O medo dela tinha lá sua justificativa, porque somos seres sociais. Precisamos de aprovação social para nos sentirmos inclusos nela. E ela fez a parte social. Foi discreta, não saiu agarrando ninguém no meio do restaurante, não tirou de casa nenhum homem casado ou menor de 18 anos, o que seria imoral e ilegal, respectivamente.

Mas o que eu quero com este post é refletir: É sério? Ainda se fazem julgamentos deste tipo? Ainda rotulam de galinhas mulheres bem resolvidas? Achei o fato tão século passado. Achei que nem os adolescentes tinham mais este tipo de dúvida. O século passado passou só há dez anos, mas ainda assim, eu tenho um sonho. Sonho com o dia que vamos deixar de ter nosso caráter rotulado por causa de preferências e gostos sexuais.

Algo tão básico como comer. Ninguém vai me discriminar se eu gostar de tomar sorvete com farinha de puba. Pode até achar estranho, mas não vai deixar de sair comigo por causa disto, ou de me empregar, ou de frequentar a minha casa. Meu povo, vamos evoluir!

2 comentários:

Camila Monteiro disse...

Rafa, em uma coisa acho que vc ta certa, adolescentes nao se preocupam com isso mais nao... mas as milheres de 30 (hj) se preocupam as vezes... acho que é a criacao sei la! Penso exatamente como vc, acho que é muuuito seculo passado isso e ta na hora de evoluir!!!
Amei o post!!!

Max disse...

Puxa!!! Adorei o texto. Sou Historiador gosto muito de discutir valores sociais/morais. Acho incrível como a sexualidade continua sendo um tabu nos dias atuais. As pessoas deixam de satisfazer seus desejos apenas pelo medo de transgredirem regras universais e imutáveis. Adoro quando as garotas falam que ficaram. O ficar é o selo libertario para essa nova era.
Parabéns!!!